sexta-feira, 16 de abril de 2010

10 metodos de separação de misturas

Peneiração

A peneiraçao é um método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólidos pequenos passem.

Utilizado quando uma mistura de solidos granulado,cujo tamanho das particulas é sensivelmente diferente é colocada sobre uma peneira e submetida a agitação.EX:mistura areia fina e pedregulhos

Levigação

Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias.

Centrifugação

Consiste em aumentar a velocidade de decantação com um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador(que faz com que a mistura contida

no tubo decante mais rapidamente). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de glóbulos vermelhos do plasma sang

uíneo ou para separar a nata do leite. Então a separação fica muito densa. Assim a subst

ância fica retida na parede onde após e extraída e serve para separar materiais de densidades diferentes.

Decantação

A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas.

Utilizada principalmente em diversos sistemas bifásico

s como sólido-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura

, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em um recipiente de preferência fechado (no caso de substâncias como gás e vapor e de acordo o interesse do produto da separação, obrigatoriamente fechado) e espera-se a sedimentação do componente mais denso.

Evaporação

A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.

O movimento térmico de uma molécula de líqui

do deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, isto é, sua energia cin

ética deve exceder o trabalho de coesão aplicado pela tensão superficial à superfície do líquido. Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, a altas vazões entre as fases líquida e vapor e em líquidos com baixas tensões superficiais (isto é, com pressões de vapor mais elevado). Um exemplo para tal fenômeno é a transpiração (suor).E tambem as salinas pois asim é extraido o sal onde usamos nas nossas cozinhas

;)

Destilação simples

Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado po

r água corrente. Com esse resfriamento, o vapor co

ndensa-se. A água liquida, isenta de sal, é recolhida no recipiente da direita e, ao final, restará sal sólido no frasco da esquerda.

O líquido purificado que é recolhido no processo de destilação, recebe o nome de destilado.

Destilação fracionada

As misturas homogêneas formadas por dois ou mais líquidos oferecem uma razoável dificuldade para sua separação. A técnica da destilação fracionada pode ser usada com sucesso para separar algumas misturas desse tipo. É uma técnica complexa e sobre ela vamos apresentar apenas uma breve noção.

A destilação fracionada é um aprimoramento da destilação simples, na qual uma coluna de vidro cheia de obstáculos é colocada entre o condensador e o balão na qual a mistura é aquecida.

Os obstáculos permitem que o componente de menor ponto de ebulição chegue mais rapidamente ao condensador e destile primeiro. Assim que ele destilar totalmente, destilará o próximo componente liquido da mistura, que é recolhido em outro frasco. E assim por diante.

Catação

A catação é um tipo de separação manual de misturas do tipo "sólido-sólido". As substâncias são separadas manualmente e pode utilizar uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador para a separação. É utilizada na separação de grãos bons de feijão dos carunchos e pedrinhas. Também é utilizada na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo como vidro, metais, borracha, papel, plásticos que para serem destinados a diferentes usinas de reciclagem. metodo basico no diferente de tamanho e de aspctos visiveis das particulas de uma misturas de solidos granulados.Um dos solidos é retirado com pinças ou com as mãos.

EX:mistura de feijão e pedras.

Flotação

A flotação consta em separar misturas heterogêneas sólidas com densidades diferentes através de uma densidade intermediária, nesse caso o mais comum e mais utlizado, é a água. A flotação é um método de separação de misturas. Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais, na remoção de tinta de papel e no tratamento de esgoto, entre outras utilizações. A técnica utiliza diferenças nas propriedades superficiais de partículas diferentes para as separar. As partículas a serem flotadas são tornadas hidrofóbicas pela adição dos produtos químicos apropriados. Então, fazem-se passar bolhas de ar através da mistura e as partículas que se pretende recolher ligam-se ao ar e deslocam-se para a superfície, onde se acumulam sob a forma de espuma. Resumindo, a flotação é um processo de separação de sólido-líquido, que anexa o sólido à superfície de bolhas de gás fazendo com que ele se separe do líquido do sólido.

Ventilação

Ventilação é um processo de separação de substâncias sólidas heterôgeneas através de vento.O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Também conhecido como tamisação, este método é também usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhas de uma peneira.

28 comentários:

  1. muito bom me ajudou com a minha pesquisa!!!!!

    ResponderExcluir
  2. tbm mim ajudou muito vc e 10 garota !

    ResponderExcluir
  3. Super Obrigado anjo ! Meu trabalho estava em cima da hora e com sua ajuda conseguir tira 10 :D Muito Obrigado Deus Abençõe <3

    ResponderExcluir
  4. vlw ajudou pra caramba .

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado vou repassar o site para os meus colegas

    ResponderExcluir
  6. Obrigado me ajudou na minha pesquisa




    ResponderExcluir
  7. muito bom mais varios erros ortograficos :(

    ResponderExcluir
  8. Muito bom me ajudou bastante tirei 10 no meu trabalho

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado me ajudou bastante valeu👍

    ResponderExcluir